Novo ano letivo à vista!
Dicas para um regresso às aulas mais sustentável!
A preparação do novo ano letivo pode ser desafiante, não só pelas listas infindáveis de material, como pela gestão do entusiasmo dos mais novos que querem, por exemplo, estrear o caderno e adoram a sensação de abrir uma nova embalagem de canetas. Mas, na hora de colocar o material no carrinho, há que fazer escolhas sustentáveis tanto pelos custos financeiros que o início do ano letivo representa, mas também pela pegada ambiental que implica.
A decisão do consumidor é fundamental para um futuro mais sustentável, opte sempre por fazer as compras em comércio local, junto de marcas ecológicas e de preferência opte por materiais reutilizáveis, recarregáveis ou, em último caso, recicláveis! Relembramos que a opção mais sustentável é sempre a de utilizarmos o que já temos, em detrimento da compra de novos materiais.
Dedicar algum tempo a organizar o regresso às aulas pode parecer uma perda de tempo, mas mais tarde compensa, por isso partilhamos algumas sugestões para um regresso mais tranquilo e sustentável:
- Comece por organizar e fazer o inventário do material escolar, em bom estado, que sobrou dos anos anteriores;
- Verifique se existem redes de partilha e trocas de material escolar, na escola, área de residência ou até nos grupos de WhatsApp;
- Aguarde pela lista de material escolar feita pelos professores e só depois faça as compras;
- No momento da compra, opte pelo comércio local, junto de marcas ecológicas e, de preferência, escolha materiais reutilizáveis, recarregáveis ou, em último caso, recicláveis;
- Dê preferência ao material de qualidade, de forma a assegurar a sua durabilidade, e a marcas responsáveis e amigas do ambiente;
- Prepare lanches saudáveis e que utilizem poucas embalagens, utilize lancheiras e garrafas reutilizáveis;
- No caminho para a escola, escolha também a opção mais amiga do ambiente, como por exemplo os transportes públicos ou, se possível, desloque-se a pé ou de bicicleta.
Dica bónus: se durante a limpeza e organização dos materiais escolares encontrou canetas e marcadores que já não escrevem, e por não serem embalagens não podem ser colocadas no ecoponto amarelo, corra à Wasteapp, e esclareça todas as dúvidas.
Tornar o regresso às aulas mais sustentável, para o ambiente e para a carteira, é possível! Desde a escolha do material, passando pela preparação dos lanches até à forma como nos deslocamos até às escolas, tudo depende apenas das nossas opções enquanto consumidores!