Skip to main content

Chegamos a novembro e é nesta altura do ano que se começam a revelar dois tipos de pessoas: as que amam o Natal e as que dispensam toda a azáfama e loucura em torno de um jantar com batatas, bacalhau e couves cozidas.

A pensar nestes dois perfis, apresentamos algumas ideias simples e práticas que podem tornar o pesadelo num sonho de Natal ou o sonho num paraíso natalício. Tudo isto, claro, com o denominador comum que tanto prezamos: a sustentabilidade. Sim, os nossos sonhos e paraísos são feitos de menos desperdício, menos consumo, menos pegada hídrica, mas mais criatividade.

Por isso, neste Natal, convidamos todos os leitores a considerar e a abraçar o conceito de sustentabilidade na quadra natalícia. Para além de manter a essência e a tradição da época, integrar práticas conscientes pode tornar esta celebração mais significativa, eficiente e alinhada com os valores de responsabilidade social.

DECORAÇÃO VINTAGE OU DYI

Seja em família ou através de um teambuilding, organize um workshop e dê uma nova vida a enfeites antigos e faça recolha de materiais naturais e biodegradáveis, como rolhas e tecidos.

BRILHA, BRILHA E GASTA MENOS

Utilize luzes LED nas iluminações natalícias, já que representam um consumo menor de energia e duram mais tempo. Pode ainda reduzir o tempo que as luzes ficam ligadas.

VERDE POR DENTRO E POR FORA

A nossa sugestão passa por oferecer presentes conscientes, como experiências ou doações a uma instituição de solidariedade social. Caso opte por comprar, prefira o comércio local e objetos que possam ser reutilizáveis. Que tal oferecer uma garrafa reutilizável para beber água (da torneira, claro)? Para as empresas, a oferta de uma tarde aos colaboradores pode ser um ótimo presente.

Os embrulhos podem ser criativos, para tal utilize papéis reciclados, tecidos ou embalagens reutilizáveis para embrulhar os presentes.

MESA FARTA COM ZERO SOBRAS

Seja para a ceia de Natal ou para o jantar de Natal da empresa, faça um planeamento ajustado dos ingredientes e da quantidade de comida necessária para o número de pessoas e opte por ingredientes sazonais e locais. E, claro, plástico zero.

As sobras podem sempre servir para um lanche mais tardio, para cozinhar a tradicional “roupa velha” ou para serem separadas e depositadas nos resíduos orgânicos.

Como vê, o Natal não precisa de ser uma dor de cabeça. Conheça tantas outras soluções criativas que a BioRumo e a BioRumo New têm e que podem ser adaptadas à sua empresa.

Contactos
Rua Brito e Cunha n°254 7.º andar
4450-082 Matosinhos
geral@biorumo.com
+351 228 349 580

Chamada para rede fixa nacional
biorumonew@biorumo.com
+351 964 233 086
Chamada para rede móvel nacional
Close Menu