Skip to main content

A 29 de novembro pense na pegada gigante da Black Friday antes de comprar

É tão grande que é difícil de quantificar. Desde a produção em massa, tantas vezes às custas de trabalhadores sem direitos humanos e laborais garantidos, ao transporte, às embalagens, às devoluções e ao fim de vida dos produtos, muitas vezes curta e com passe direto para um aterro, a pegada da Black Friday é tão grande que deixa o Planeta ligado às máquinas.

Isto para não falar sobre o impacto da prima tecnológica, a Cyber Monday, que acrescenta a tudo o que foi enunciado a sobrecarga de servidores e consequente aumento do consumo de energia e de água para o arrefecimento. Sim, importa não esquecer a pegada do online.

Por falar em aterros, as empresas gestoras têm enorme dificuldade em prever o espaço necessário para aterro proveniente de compras online, o que torna a gestão do que depositamos um desafio constante e de difícil solução.

Parece claro e inequívoco que o consumo desenfreado e o fast fashion devoram-nos e devoram o Planeta. O estudo da Money.co.uk estimou que só as entregas das vendas da Black Friday, em 2021, no Reino Unido emitiram mais de 429 mil toneladas de gases de efeito estufa. Isso equivale a 435 voos de ida e volta de Londres a Nova York.

Mais, nem tudo são descontos na verdadeira aceção da palavra. Ora vejamos: embora existam boas oportunidades, a DECO alerta para os falsos descontos promocionais, já que registam casos em que o produto é inflacionado dias antes para que o valor de desconto seja mais atrativo.

Assustador? Sim, por isso vale a pena sermos consumidores conscientes e ambientalmente responsáveis. Assim, importa que o consumidor tenha a noção destes impactos, de forma a fazer escolhas mais inteligentes para a carteira e para o Planeta. Por exemplo, evitar compras impulsivas, escolher empresas que produzam produtos certificados e com práticas ambientais e socialmente responsáveis, que tenham em consideração materiais recicláveis, com menor pegada hídrica, com maior durabilidade e uma embalagem com o menor impacto possível são variáveis que fazem a diferença. Podemos ainda ter em conta outras estratégias, como a reutilização e o conserto dos equipamentos e recorrer às plataformas de segunda mão, bem como planear as compras, comparar preços e rótulos, preferir a qualidade, em vez de quantidade, e escolher o comércio e os produtos locais. A Black Friday é sem dúvida um dia sombrio para o Planeta, cabe-nos a nós clarear e tornar as compras mais sustentáveis.

Close Menu
Contactos
Rua Brito e Cunha n°254 7.º andar
4450-082 Matosinhos
geral@biorumo.com
+351 228 349 580

Chamada para rede fixa nacional
biorumonew@biorumo.com
+351 964 233 086
Chamada para rede móvel nacional