Skip to main content

Porta-a-porta. Recebem-nos de sorriso rasgado, sempre atarefados, entre o servir um café ou atender o cliente, lá arranjam um tempinho para aquele tão típico “Ó menino”! Ouvem-nos, transmitem-nos as preocupações, os anseios e os desabafos. Tem sido assim, desde agosto, altura em que arrancou a campanha de sensibilização de recolha seletiva de biorresíduos em Vila Nova de Gaia.

Este projeto-piloto das Águas de Gaia encontra-se em fase de implementação na zona da Afurada e do Centro Histórico de V.N. de Gaia e vai permitir sensibilizar o setor não doméstico, nomeadamente o canal HORECA, oficinas e escritórios, para os benefícios da correta separação dos resíduos orgânicos. As ações de sensibilização, asseguradas pela BioRumo com equipas especializadas, pretendem assegurar que os recetores contribuam para uma eficiente e criteriosa separação dos biorresíduos e que irá permitir posteriormente a sua valorização, seja na forma de fertilizante natural ou biogás. Por norma, é nesta altura que lá ouvimos, de novo, um “mas ó menino!”. Pois é, a mudança de hábitos é algo que se estranha, que gera desconfiança, mas esta é uma barreira que tentamos (e acreditamos que temos conseguido) quebrar. Na maioria das situações, basta explicar de forma simples e clara, porque afinal quem é que não gosta de viver num sítio limpo e bem cuidado? Saber que contribuiu para esse “postal” é um motivo de orgulho capaz de mudar comportamentos e mentalidades!

A Águas de Gaia e a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia contam com o apoio da BioRumo para que o concelho e os seus habitantes sejam cada vez mais responsáveis e conscientes a nível ambiental. Com provas dadas na implementação de campanhas ambientais em vários municípios do país, a colaboração da BioRumo neste projeto vai além da logística das ações de sensibilização. É crucial garantir que a mensagem e o objetivo do projeto sejam claros e eficazes, para facilitar a receção e compreensão da informação pelo público-alvo. Para isso, foi delineada uma estratégia com o mote “Ajude o Planeta, Separe os Biorresíduosque inclui a criação de materiais de comunicação, como vídeos, website, folhetos e conteúdos para redes sociais, todos projetados de forma a maximizar o alcance e a influência da campanha.

Considerando que os resíduos orgânicos representam 40% do lixo produzido por cada indivíduo, esta campanha é crucial para impulsionar a economia circular e transformar Vila Nova de Gaia num território mais verde e sustentável.

🔗 Reportagem da Revista Smart Cities sobre o projeto.

Close Menu
Contactos
Rua Brito e Cunha n°254 7.º andar
4450-082 Matosinhos
geral@biorumo.com
+351 228 349 580

Chamada para rede fixa nacional
biorumonew@biorumo.com
+351 964 233 086
Chamada para rede móvel nacional