Skip to main content

Na próxima vez que for ao supermercado, pense duas vezes: quanto do que está na sua lista vai acabar no lixo?

Andamos todos a preparar banquetes diários, mesmo que o nosso apetite seja para algo mais modesto. O desperdício alimentar é algo que acontece nos bastidores dos supermercados e restaurantes, mas também nas nossas cozinhas, nos pratos que enchemos sem pensar.

Os números não mentem e, na União Europeia, são produzidos mais de 58 milhões de toneladas de resíduos alimentares por ano. É como se estivéssemos a encher a Torre Eiffel com comida desperdiçada mais de 70 vezes ao ano*. E, enquanto isso, mais de 37 milhões de pessoas lutam para colocar uma refeição digna na mesa.

Mas o que acontece com esses alimentos que não são consumidos? De repente, aquela maçã esquecida na fruteira ou o pão que endureceu transformaram-se em lixo. Por ano, cada português gasta 350€ em alimentos que não come e cerca de 17% da produção alimentar global transforma-se em resíduos, sendo que mais de metade desse desperdício ocorre nas nossas casas. A pergunta é: como podemos evitá-lo?

Já ouviu falar em soluções como a Too Good To Go? Uma plataforma onde restaurantes, padarias e supermercados oferecem refeições e produtos alimentares com desconto, antes que se transformem em lixo. Genial, certo? A ideia é simples: salvar a comida e ajudar o seu bolso.

E a nível individual o que é que podemos fazer? Que tal começarmos por rever aquilo que compramos, cozinhar na medida certa e aprender a valorizar até aquele resto de sopa esquecido no fundo do frigorífico?

Além disso, a correta separação dos biorresíduos pode ser uma das chaves para travarmos o excesso de desperdício alimentar. Ao separar corretamente os restos dos alimentos estamos a promover a sua valorização, transformando-os em composto ou energia, em vez de simplesmente os descartarmos. Isto permite fechar o ciclo dos recursos e potenciar uma verdadeira economia circular.

Aliás, em vários municípios do país, a BioRumo tem desempenhado um papel fundamental na implementação de sistemas de gestão de biorresíduos, ajudando a criar um futuro mais sustentável e eficiente.

Pequenas ações, como aproveitar integralmente os alimentos ou doar o que não vamos usar, podem fazer uma grande diferença.

Talvez, da próxima vez, o desperdício seja só uma história para contar… ou evitar.

*Considerando uma pirâmide de base retangular.

Close Menu
Contactos
Rua Brito e Cunha n°254 7.º andar
4450-082 Matosinhos
geral@biorumo.com
+351 228 349 580

Chamada para rede fixa nacional
biorumonew@biorumo.com
+351 964 233 086
Chamada para rede móvel nacional